A. Reis Monteiro
A. Reis Monteiro é doutorado no domínio do Direito Internacional da Educação pela Universidade de Paris 8 e pela Universidade de Lisboa. Estudou na Alemanha, foi bolseiro do Conselho da Europa e fez estágios oficiais em várias instituições de investigação e organizações internacionais, incluindo a UNESCO (Paris) e as Nações Unidas (Genebra).
Foi Professor (1984-2016) do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, integrado no novo Instituto de Educação criado em 2010. Antes, leccionou várias disciplinas em escolas preparatórias, secundárias e do ensino médio, tendo-se profissionalizado no ensino secundário. Foi Presidente do Conselho Directivo de uma escola secundária, dirigente sindical e Subdirector da revista O Professor. Pronunciou numerosas conferências e participou em vários cursos de pós-graduação em Portugal e na América Latina, designadamente. É docente no Curso de Pós-Graduação em Direitos Humanos do Ius Gentium Conimbrigae / Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, desde o seu início (1999).
Referee de editoras internacionais de livros e revistas na área dos direitos humanos e da educação. Mais de duas dezenas de livros publicados em Portugal e no estrangeiro, entre os quais os seguintes: Human Dignity – Adolf Hitler, Thomas Mann, and Munich (Ethics International Press, 2022), Revolution of the Right to Education (Brill|Sense, 2021), Uma Teoria da Educação (Lisboa, Edições Piaget, 2017), Profissão Docente – Profissionalidade e Auto-regulação (São Paulo, Cortez Editora, 2015), The Teaching Profession – Present and Future (Springer International Publishing, 2015), Ethics of Human Rights (Springer International Publishing, 2014), Direitos da Criança: Era uma vez… (Coimbra, Edições Almedina, 2010) La Revolución de los Derechos del Niño (Madrid, Editorial Popular, 2008) História da Educação – do antigo ‘direito de educação’ ao novo ‘direito à educação’ (São Paulo, Cortez Editora, 2006), Deontologia das Profissões da Educação (Coimbra, Edições Almedina, 2005).