Amílcar Sampaio Nunes

O autor, Amílcar Sampaio Nunes, é licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa – School of Business and Economics e pós-graduado em Fiscalidade pela Universidade Técnica – IDEFE – Instituto para o Desenvolvimento e Estudos Económicos Financeiros.

Desde 2004 que exerce funções de Consultor Fiscal na Ernst & Young, agora EY, desempenhando atualmente o cargo de Associate Partner para a Área de Tributação Indireta.

No âmbito da sua atividade regular, acompanha em matéria de IVA as operações efetuadas por grupos económicos nacionais e multinacionais, em Portugal e em outras jurisdições.

O autor possui ainda experiência relevante em legislação Portuguesa e Europeia em matéria de Imposto Sobre o Valor Acrescentado, tendo participado em diversas conferências internacionais enquanto orador sobre temas diversos subordinados à fiscalidade indireta, com especial destaque no IVA e outros impostos sobre o Consumo.

De igual modo, o autor acompanha de perto a introdução do IVA em Angola, tendo já participado com a Administração Geral Tributária Angolana num conjunto alargado de conferências e eventos de esclarecimentos diversos sobre a introdução do IVA naquele país.

O autor detém ainda uma experiência significativa no acompanhamento de questões sobre tributação em matéria de impostos espe- ciais de consumo, designadamente ISP, IST e IABA.

Já colaborou com a Universidade Católica – Business and Economics School of Lisbon, em duas versões do curso de Direitos Aduaneiros, com referência aos módulos de IVA e Impostos Especiais Sobre o Consumo e IVA na Importação.

Foi Professor no módulo de IVA da Pós-Graduação de Fiscalidade do IDEFE-ISEG no ano de 2018/2019.

Frequentemente convidado enquanto orador em seminários e conferências sobre IVA e IEC’s, o autor colabora ainda regularmente com a imprensa especializada em Portugal e Angola, na elaboração de artigos de opinião.

É Contabilista Certificado desde 2003.

 
 
Anterior
Anterior

Priscila de Fátima Cavalcanti Bueno

Próximo
Próximo

José Alberto Magalhães