Carlos A.C. Calado
Nasceu em 1952 na vila de Cuba. O interesse pelo tema das origens do “Descobridor da América” foi despertado pelo seu professor de História no Liceu Nacional de Beja.
Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo I.S.T., o seu per- curso profissional desenvolveu-se em duas multinacionais das telecomunicações, Alcatel e Nortel Networks. Nesta última foi Director Comercial e de Áreas de Negócios, tendo sido distinguido por cinco vezes com o prémio internacional “President’s Circle of Excellence”.
Em 2001 fundou o Núcleo de Amigos da Cuba e dinamizou a homenagem com um monumento ao Descobridor em 2006. Foi fundador da Associação Cristóvão Colon em 2008 e promoveu a criação do Centro Cristóvão Colon em parceria com a CM-Cuba.
Tem publicado dezenas de textos bem como os artigos “Cascais, abrigo de Cristóvão Colon” na obra «Cascais: Território, História, Memória» e “O mundo fantástico das actas notariais colombinas” na obra «Almirante Colon – um feito no Ponente».
É Membro do Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão e Académico Honorário da Academia Portuguesa da História.