Creusa Raposo
Creusa Raposo nasceu em 1989 em Ponta Delgada, nos Açores. Na Universidade dos Açores licenciou-se em Património Cultural. Foi a investigadora responsável pela homenagem ao poeta arrifense Victorino Raposo em 2009.
Em 2016 foi-lhe conferido o grau de mestre em Património, Museologia e Desenvolvimento pela mesma academia. Defendeu dissertação de mestrado aprovada por unanimidade com 18 valores e recomendação de publicação, auferindo uma das melhores notas da Região, dos últimos anos, na área do Património e Museologia.
Possui formação extra-curricular nas áreas de curadoria, artes decorativas, restauro urbano, genealogia, entre outros. É autora e co-autora de obras sobre património local. Deu entrevistas como autora e como investigadora sobre património cultural na rádio, jornal e televisão nos Açores, EUA e Canadá. Realizou palestras, visitas guiadas, conferências de iniciativa própria, participou em eventos internacionais e é autora de artigos científicos sobre património cultural publicados no Brasil, Espanha e Portugal.
Em 2019 lançou a obra “Arrifes: Detentores de Património Cultural?” que compilou cerca de dez anos de investigação sobre a localidade açoriana. Frequentou ainda o doutoramento em Estudos do Património na Universidade Católica Portuguesa.
No jornal Diário dos Açores possuiu uma crónica sobre património cultural durante alguns anos: Patrimonium Nostrum e exerceu funções de jornalista, onde criou o Minuto do Património, pequena rúbrica que abordava o património cultural desde a pré-história até meados do século XX, agora divulgada no jornal Portuguese Times, nos EUA.
Actualmente é membro efectiva da Sociedade Ibero-Americana de Antropologia Aplicada.