José Rafael Paracana
José Rafael C. Paracana é professor aposentado, tendo sido em Portugal o 11º bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, desde o 2º ano do ensino liceal, como aluno do extinto colégio Estremocense, em Estremoz, sua terra natal. Terminou o antigo 7º ano em Évora, no Liceu Nacional. Passou para a Universidade de Coimbra, tendo-se licenciado em Filologia Germânica na Faculdade de Letras, onde também fez a cadeira de Língua e Literatura italianas, como opção.
Foi bolseiro da Embaixada de Itália em Lisboa, tendo consolidado estudos na instituição italiana “Università per Stranieri”, em Perugia. Foi orientador de estágios de professores de Inglês, tendo colaborado com o CIFOP – da Universidade de Aveiro (Centro integrado de formação de professores).
Foi co-autor de manuais de Inglês para a então “Porto Editora” (“We Love English”). Foi formador no centro FORPESCAS, de Ílhavo, tendo aí leccionado inglês técnico e geral. Como tradutor trabalhou para as seguintes editoras: Almedina – “A formação de professores” e “A aula assistida”; Litexa – “História universal do Vinho” (esgotada); Quetzal – “O Porto e o Douro” e “O paradigma urbano”; Livros Horizonte – “Manual de jogos educativos”. Fez ainda inúmeras traduções técnicas tão imprescindíveis para a indústria laboratorial (manuais de máquinas e descrição de testes no campo das análises clínicas); para diversas organizações das indústrias de lacticínios e cerâmica; e ainda, no campo jurídico, vertendo ou traduzindo processos de pleitos para português, italiano e inglês.
Com preocupação político-social, propôs a edição desta “Breve história da corrupção – da antiguidade aos nossos dias” ao Grupo Editorial Atlântico, que logo demonstrou o interesse na sua publicação. Com esta obra fica colmatada uma falta, que era notória, atendendo a que regista um tema actual – mas eterno – e está tão na boca de tantos por todo o mundo!