Laís de Oliveira
Empreendedora com mais de quinze anos de experiência na construção de comunidades, Laís participou no desenvolvimento de comunidades em todo o mundo, da América Latina à Ásia. Nos últimos cinco anos, a autora:
1. Desenvolveu modelos de desenvolvimento económico através de comunidades de startups, trabalhando para governos e agências de inovação em mais de 75 ecossistemas ao redor do mundo como parte da equipe executiva da Startup Genome;
2. Criou e geriu o primeiro Fellowship para profissionais de comunidade como parte da On Deck, criando uma jornada de aprendizagem coletiva com líderes de comunidade em empresas como Facebook, Singularity University, Endeavor, Canva, Waze e Reddit.
3. Foi parte da criação e execução de um dos primeiros projetos académicos para o ensino de marketing de comunidades em uma instituição de ensino superior renomada (curso “4 ações para aprimorar relações com consumidor através do marketing de comunidades” na ESPM, entregue em 2021)
Laís desenvolveu empreendimentos e iniciativas de sucesso em vários setores, como edtech, coworking e organizações sem fins lucrativos. Sua carreira começou ao liderar 2.000 voluntários na Argentina, Chile e Uruguai como presidente de uma organização sem fins lucrativos de 2010 a 2012. Em seguida, ela se tornou gestora de comunidade em uma das primeiras aceleradoras de startups na América Latina.
Em 2014, ela se mudou para a Malásia e foi contratada para selecionar e treinar líderes comunitários na África e Ásia, como Diretora Global de Comunidades da Startup Grind. Impulsionada pela construção de ecossistemas empreendedores, ela foi parte ativa do fortalecimento de diversas iniciativas no Sudeste Asiático, trabalhando com o governo da Malásia em suas principais agências de desenvolvimento económico e também construindo comunidades independentes em parceria com organizações como a Endeavor. Laís foi nomeada uma das 50 mulheres líderes mais influentes da Ásia em 2016 pela CMO Ásia.
Laís vendeu seu primeiro negócio (8spaces.co) para a Flyspaces.com, o maior mercado do Sudeste Asiático para espaços de trabalho e espaços para atividades profissionais, onde atuou como Country Manager da Malásia e Chief Community Officer.
Original de uma pequena cidade no interior do Brasil, ela morou nas Ilhas Maurício, Argentina, Chile, Malásia, Indonésia, Estados Unidos e Portugal, viajou por 35 países e aprendeu cinco idiomas (português, inglês e espanhol fluentes, conversação em francês e indonésio).
Hoje, Laís vive em Nova York com sua família e segue ajudando organizações a estruturarem a arquitetura de suas comunidades, e constantemente é convidada a dar palestras em eventos abertos (como o CM Summit 2023) e privados (exemplo: para o Facebook Global Community Team em 2022).